REGRAS DA COPA REI DA BOLA

Saudades do mata-mata no Brasileirão? Agora, a COPA REI DA BOLA ressuscita essa emoção. Saiba, a partir do ano 2003, início formato em pontos corridos do Campeonato Brasileiro, qual é o time REI DA BOLA. O nome escolhido para a Copa faz uma alusão à ideia de que a Bola é a Rainha dos gramados, do campo de futebol, ou seja, de uma partida.
Veja, abaixo, as regras da competição:

1 - COMPETIDORES:
1.1 - A Copa Rei da Bola contará com os 16 times mais bens posicionados na tabela final de pontuação do Campeonato Brasileiro do ano da disputa. Ou seja, acaba sendo um Campeonato dos Salvos, já que desde 2006 o Brasileião conta com 20 times na série A, sendo quatro sempre rebaixados à divisão de acesso.
1.1.1 – A regra para desempate para a definição da ordem dos confrontos na Copa é definido pelos próprios critérios do Campeonato Brasileiro e já incorporado na tabela final de classificação.


2 - TABELA DE JOGOS (ordem dos confrontos da Copa Rei da Bola):

3 - FÓRMULA DE DISPUTA:
3.1 - A ordem de confronto entre os times leva em consideração a colocação final da tabela de pontuação do Campeonato Brasileiro do ano da disputa em questão.
3.2 - A Copa será dividida em dois turnos 1º e o 2º turno e usará os resultados dos confrontos entre os times do Campeonato Brasileirão, da série A, do ano da disputa.
3.2.1 - Para obtenção do resultado da partida entre times chaveados no 1º turno da Copa Rei da Bola só será utilizado o resultado do confronto no 1º turno do Campeonato Brasileiro do ano da disputa.
3.2.2 - Para obtenção do resultado da partida entre times chaveados no 2º turno da Copa Rei da Bola só será utilizado o resultado do confronto no 2º turno do Campeonato Brasileiro do ano da disputa.
3.2.1 – O resultado de ambos os turnos do Campeonato Brasileiro entre os finalistas da Copa Rei da Bola é utilizado para a definição do campeão e do terceiro colocado da Copa, o que não acontece para a definição dos finalistas “vencedor” dos turnos.
3.3 - Em cada turno (1º e 2º) terá um classificado, ou seja, um turno determinará um dos finalistas.
3.4 - Os eliminados nas disputas finais dos turnos decidem o terceiro lugar na COPA REI DA BOLA.
3.5 - Os finalistas dos turnos se enfrentam na grande final para determinar qual é o “REI DA BOLA" - veja regras para a final no item 5.
3.6 - O perdedor da grande final é o vice colocado da Copa.

4 - REGRAS PARA A CLASSIFICAÇÃO NOS TURNOS:
4.1 - Segue adiante o vencedor do confronto.
4.2 - No resultado de empate, segue o time mais bem colocado na tabela final do Campeonato Brasileiro do ano da disputa.

5 - REGRAS PARA A FINAL DA COPA “REI DA BOLA”:
5.1 - Em toda Copa, particularmente na final, os times disputam as principais coroas:
5.1.1 – Coroa de Rei: Campeão da Copa Rei da Bola;
5.1.2 – Coroa de Príncipe: Vice Colocado da Copa Rei da Bola;
5.1.3 – Coroa de Infante: 3º colocado da Copa Rei da Bola.
5.2 - A disputa final será feita em dois turnos, tendo como referência os resultados do 1º e 2º turno do Campeonato Brasileiro do ano da disputa.
5.2.1 - Se um mesmo time for o vencedor do 1º e 2º turno ele será, antecipadamente, o campeão.
5.2.2 - Se um mesmo time for o “derrotado” nas finais de turnos ele será, antecipadamente o terceiro colocado da Copa, salvo se o vencedor dos dois turnos for também o mesmo time, sendo assim, ele fica com o 2º lugar geral da Copa Rei da Bola.
5.3 - Um time não acumula títulos no mesmo ano (coroas):
5.3.1 – Se um mesmo time for o finalista vencedor do 1º e do 2º turno, assim campeão, o título de vice fica para o terceiro colocado na disputa final da Copa, que, por sua vez, sede o seu título (coroa) ao adversário ou ao oponente mais bem colocado;
5.3.1.1 – Se o adversário do terceiro colocado for o próprio time, o título de nobreza que detêm segue para o time melhor colocado internamente na Copa, ou seja, para o time recém-eliminado e melhor colocado na tabela final do Campeonato Brasileiro do ano da disputa.
5.2.2 – Se um mesmo time chegar à disputa da Coroa de Rei (campeão) e da de Infante (terceiro lugar), caso perca a disputa da Copa e ganhe o jogo do terceiro lugar, ficará, obviamente, com a Coroa de Príncipe (2º lugar), cedendo assim, a Coroa de Infante ao seu adversário, salvo se esse for o próprio, valendo nesse caso o descrito em 5.3.1.1;
5.4 – Para todos os efeitos um time nunca pode acumular duas coroas no mesmo ano, assim sendo, ele deve passar a de valor menor ao time interessado mais próximo.
5.5 - É declarado campeão “O REI” time que:
5.5.1 - Vencer os dois confrontos;
5.5.2 - Vencer um e empatar o outro;
5.6 - Em caso de empate por vitórias alternadas: (Ex: A 1 x 2 B; A 2 x 0)
5.6.1 - 1º critério: ganha o time que fez mais gols no somatório;
5.7 - Em caso de empate na somatória dos resultados: (Ex: A 1 x 2 B; A 2 x 1 B)
5.7.1 - 1º critério: ganha o time melhor colocado na tabela de Classificação Final do Campeonato Brasileiro do ano da disputa.

6 - COROAS EM DISPUTA:

6.1 - Um ranking qualitativo de coroas será apresentado para definir não só o melhor time da Copa Rei da Bola, mas também para monitorar o mais próximo de conquistar a Coroa de Imperador.
A – A Coroa de Imperador _ honraria máxima da Copa, não concedida pela Rainha, mas conquistada _ torna o time Imperador e por consequência a Bola em Imperatriz. A Coroa de Rei é dada pela Rainha ao seu acompanhante, já a Coroa de Imperador é conquistada pela notoriedade das conquistas de um determinado time.
B – A Coroa de Imperador é dada ao time que conquistar 5 Coroas de Rei no acumulado ou 3 Coroas de Rei por três anos seguidos.
C- Não há uma pontuação específica para a Coroa de Imperador, sendo ela um título absoluto e irrevogável.
6.1.1 - O ranking qualitativo é o principal ranking da Copa.
7.2 - Outros dois rankings de menor importância (complementares) serão também apresentados:
6.2.1 - O ranking de pontos que observará o acumulado geral de cada time;
6.2.2 - O ranking de número de coroas onde independente o seu valor.
6.3 - A distribuição das coroas segue a ordem de sobrevivência/eliminação na Copa;
6.3.1 - Independe para a distribuição das coroas aos times o posicionamento nos turnos, seguindo sempre a de grau hierárquico menor ao time recém-eliminado e melhor colocado na tabela final do Campeonato Brasileiro do ano da disputa.


Está competição “COPA REI DA BOLA” é um projeto desenvolvido pelo jornalista e escritor Anderson Soares dos Santos hospedada no blog esportivo “O TIME DA BOLA” endereço digital: www.otimedabola.blogspot.com também de criação próprio jornalista.
Todos os direitos intelectuais, comerciais e autorais são reservados e exclusivos ao autor, Anderson Soares dos Santos, sendo qualquer forma de apropriação ato criminal previsto em lei.
Contato: andersonsantos.as@gmail.com

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: